Muitos anos depois de idas e vindas, conseguimos, graças ao patrocínio da Petrobras, realizar o sonho de contar um pouco da história da Noitada de Samba. Por mais de uma década, bem ali no coração de Copacabana, no Teatro Opinião, a Noitada de Samba constituiu-se em um dos mais importantes movimentos culturais brasileiros, trazendo com regularidade, pela primeira vez à Zona Sul carioca, compositores e intérpretes oriundos dos morros e bairros populares.
A história começa com Jorge Coutinho, que agrega Leonildes Bayer e arrasta compositores e intérpretes de todo o país, apresentando-se uma vez por semana para uma platéia eclética, explosiva, festiva e politizada, que representava as contradições e a resistência social e cultural daqueles conturbados anos 70.
Em pouquíssimo tempo, a Noitada agrada e vira um grande sucesso. Agora, registrada em documentário e em edição de livro: Noitada de Samba – Foco de Resistência, vem contribuir para a restauração da memória histórica da MPB, com consultoria da dupla Coutinho & Bayer, anfitriã daquela festa.
Alegria e resistência
segunda-feira, 6 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário